sábado, 17 de novembro de 2012

Dreno do ar condicionado

Neste post você confere como funciona e dicas de instalação do dreno nos aparelhos de ar condicionado. Vamos abordar os mais comuns, que são: split hi-wall e piso-teto. Cada equipamento tem um modo de drenar a água, por isso é importante ficar de olho no seu aparelho.
O que é o dreno e para que serve
Nos condicionadores de ar, o dreno é a parte responsável por remover a água produzida pelo aparelho. Quando em operação, o equipamento retira a umidade do ambiente em que está instalado, realizando o processo de condensação, que é quando a água passa do vapor para o líquido. Todo ar condicionado tem um sistema de drenagem, independente do tipo.
Problemas que o dreno pode causar
Problemas comuns do ar condicionado podem ter origem no dreno. Isto é, se ele não estiver em condições corretas, pode causar gotejamento na unidade interna, perda na eficiência do aparelho e até mesmo mau cheiro no ambiente em que o ar condicionado está instalado.

Dreno do Split hi-wall e Piso-teto
Nestes dois tipos de ar condicionado split, a drenagem é feita obrigatoriamente por meio de dutos. É necessário observar com atenção o local onde o dreno será instalado. Nestes equipamentos o dreno sai da unidade interna (evaporadora) e é direcionado para um ponto de água pluvial. Não é indicado drenar a água para ralos ou esgotos, pois quando o split é desligado pode acabar “trazendo” o mau cheiro para dentro do ambiente.
Na unidade interna, recomenda-se usar o lado direito para saída de dreno, enquanto as demais tubulações ficam do lado esquerdo da evaporadora. A gravidade se encarrega de levar a água embora no sistema dos hi wall e piso-teto, e, portanto o escape de água não pode ficar inclinado nem obstruído. Em alguns casos, o instalador precisa providenciar um sifão para expelir a água.
Instalação dreno ar condicionado split


Fonte: webarcondicionado - adaptado



Nenhum comentário:

Postar um comentário